Notícias

Quatro cartórios capixabas entre os melhores do país

Das quatro serventias reconhecidas no Ranking de Qualidade dos Cartórios, três são de Registro de Imóveis Capa Notícia

A Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) lançou o resultado da primeira edição do Ranking Nacional da Qualidade Notarial e Registral. O objetivo é reconhecer aqueles cartórios que atendem, de forma contínua, aos requisitos de excelência na gestão organizacional e no atendimento aos usuários, com critérios bem definidos, reconhecidos nacional e internacionalmente.

Dos 88 cartórios presentes no ranking, quatro são do Espírito Santo – sendo três de Registro de Imóveis. Confira a classificação:

  • 13º lugar: Cartório do 1º Ofício da 2ª Zona de Serra
  • 19º lugar: Cartório do 1º Ofício da 1ª Zona de Vila Velha
  • 21º lugar: 2º Ofício Tabelionato de Notas de Vitória
  • 25º lugar: Cartório do 1º Ofício da Comarca de Iuna

Para a oficiala do 1º Ofício da 2ª Zona da Serra, Etelvina Abreu do Valle Ribeiro, é uma felicidade ver o cartório liderando no ranking no estado. "Recebemos esse reconhecimento com muita alegria e satisfação. Participamos do Prêmio desde a primeira edição, em 2005. Já em 2007, conquistamos a certificação ISO 9001. Nós acreditamos nesse movimento apaixonado pela gestão, cujo maior objetivo é a satisfação dos nossos usuários, um bom clima organizacional e o alinhamento com as melhores práticas gerenciais do mundo."

Como funciona a avaliação

Todos os cartórios que participaram do PQTA a partir de 2019, em qualquer categoria, integram o ranking de forma automática. Assim sendo, bastou aos responsáveis pelas serventias enviarem as informações solicitadas para a Anoreg/BR. A pontuação final é contabilizada a partir da quantidade de certificações obtidas no período, de acordo com os seguintes critérios:

  • ABNT NBR 15906:2021: 20 pontos para o cartório que possua o certificado vigente de Gestão Empresarial para Serviços Notariais e de Registro.
  • ISO 9001:2015: 20 pontos para cartórios que estejam com o certificado de Gestão da Qualidade em dia.
  • PQTA – pontuação dada segundo a classificação dos cartórios nas edições do Prêmio a partir de 2019: Rubi Master* (7 pontos/ano); Rubi Evolução* (3 pontos/ano); Diamante (50 pontos/ano); Ouro (40 pontos/ano); Prata (30 pontos/ano); Bronze (20 pontos/ano) e Menção honrosa (10 pontos/ano)

    *Premiação foi criada em 2020

A auditoria é realizada pela Apcer Brasil, referência no setor de Qualidade e auditora do Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) e do Prêmio Nacional das Anoregs (PNA).

Confira a classificação completa.

+ Notícias

Boletim Aries