Notícias

50 anos de atuação: presidente da Aries recebe homenagem na Assembleia Legislativa do Espírito Santo

Diploma foi concedido aos profissionais que fortalecem o setor imobiliário capixaba Capa Notícia

O presidente da Associação dos Registradores de Imóveis do Espírito Santo (Aries), Helvécio Duia Castelo, recebeu, no dia 27 de junho, uma homenagem pelos relevantes serviços prestados no mercado imobiliário. A honraria foi entregue durante uma sessão solene em celebração aos 60 anos do Sistema dos Conselhos Federal e Regionais dos Corretores de Imóveis (Cofeci/Creci), realizada no Plenário da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales).

“Receber essa homenagem foi um gesto extremamente significativo, pois demonstra o reconhecimento ao trabalho realizado em favor do segmento imobiliário capixaba. Essa história começou há 50 anos, quando fui nomeado ao cargo de escrevente juramentado”, recordou-se.

Helvécio começou a atuar na atividade extrajudicial no dia 13 de julho de 1972, quando foi nomeado para responder pelo expediente do cartório do 1º Ofício de Notas de Vitória enquanto durasse o impedimento do tabelião titular. Entre 1975 e 1996, atuou como tabelião de Notas – primeiro como interino, até 1986, e depois como titular, até a remoção, em 1996. No mesmo ano, foi aprovado no concurso e migrou para o 2º Registro de Imóveis de Vitória, onde permanece como oficial até os dias atuais. Em 2016, também assumiu a função de oficial interino do 3º Registro de Imóveis de Vitória.

Nessas cinco décadas dedicadas ao extrajudicial, Helvécio fala com orgulho das contribuições dadas para o desenvolvimento de Vitória, do Espírito Santo e até mesmo do país. Além de ter presidido entidades representativas estaduais e nacionais, o oficial atuou como um importante promotor da regularização fundiária na capital capixaba. “Realizo regularizações desde 2001 e acompanhei de perto as mudanças legislativas até chegarmos ao estágio atual. É prazeroso saber que pude contribuir para promover a dignidade dos moradores beneficiados e, assim, atuar a favor do crescimento social e econômico dessas famílias”, diz.

Outros homenageados

Na abertura da sessão, o presidente da Ales, Erick Musso (Republicanos), destacou o papel dos corretores de imóveis para o desenvolvimento econômico do estado e a segurança jurídica das transações imobiliárias. O ex-deputado Esmael Almeida – autor da Resolução nº 3.360/2012, que criou a Comenda do Mérito Legislativo Daniel Fernandes Alves, também entregue na cerimônia –, recebeu a homenagem “Amigo do Corretor”, junto ao Creci-ES. Ele foi agraciado com uma pequena escultura em forma de colibri, produzida pelo artista grego Ioannis Zavoudakis.

O presidente da Câmara Municipal de Vitória, Davi Esmael (PSD), também foi um dos homenageados no evento. Segundo o parlamentar, a homenagem engrandece aqueles que valorizam os corretores e os registradores de imóveis capixabas. “Os corretores garantem transações imobiliárias seguras, contribuem para o Plano Diretor das cidades e fomentam novos negócios que ajudam a corrigir o déficit habitacional dos centros urbanos. Já o registrador é o amigo do corretor, pois ele confere segurança jurídica aos atos praticados”, salientou.

Ao todo, a homenagem foi entregue a 44 profissionais, entre os quais está o presidente do Cofeci, João Teodoro da Silva, que veio do Paraná exclusivamente para participar do evento na Ales e receber a honraria máxima, a Comenda do Mérito Legislativo Daniel Fernandes Alves. “Comecei como corretor em 1962 e já vivi 50 anos da evolução da nossa profissão. Era uma ocupação desvalorizada e até evitada, mas depois de tantos anos conseguimos reconhecimento profissional. Hoje somos a segunda maior organização profissional do mundo”, celebrou.

Durante a cerimônia, o presidente do Creci-ES, Aurélio Capua Dallapicula, enalteceu o papel dos corretores de imóveis na construção de Brasília, no final da década de 1950. “Com o lema ‘Cinquenta anos em cinco’, Juscelino Kubitschek ergueu a cidade, no meio do nada, e sempre reconheceu o trabalho dos corretores de imóveis que ajudaram a desenvolver a capital federal. Desde então, nossa profissão tem sido cada vez mais respeitada”, avaliou.

Foto: Ana Sales | Assembleia Legislativa do Espírito Santo

+ Notícias

Boletim Aries